Casas Enxaimel
Sobre a Empresa

    Somos uma empresa familiar, dedicada à construção de casas enxaimel autenticas. 

    Minha família já possuia uma boa tradição no ramo de construção pelas antigas empresas Industrias Volles e Cerâmica Royal, fundadas por meu avô Martin Volles em 1950. Foi inclusive onde comecei aos 14 anos, a ter meus primeiros aprendizados sobre madeiras e tijolos. Lamentavelmente vieram as grandes enchentes de 1983 e 1984. Estas causaram grandes prejuízos e após alguns anos de dificuldades, minha família teve que vende-las. Hoje sinto grande satisfação de poder dar continuidade neste ramo de Carpintaria e Cerâmica pelo qual tenho grande paixão.

    A idéia fabricar casas enxaimel surgiu com objetivo de resgatar essa tradição germanica. Blumenau é uma das cidades em que mais casas enxaimel foram construídas fora da Europa. Sua fabricação foi bruscamente interrompida na década de 40 durante a repressão aos estrangeiros. Desde então nunca mais foram fabricadas ou somente representadas aplicando "falso enxaimel" nas fachadas de prédios nas décadas de 80 e 90.   

    Nossas primeiras experiências com enxaimel foram uma casa de praia em 2003 e outra para moradia em 2007. Ambas foram construídas com base em informações que coletei ao longo da minha vida e utilizando somente encaixes feitos com ferramentas manuais. Estes trabalhos foram divulgados na internet e chamaram a atenção de alguns carpinteiros de enxaimel na Alemanha. Impressionados pela dedicação, mesmo sem termos formação específica em enxaimel, iniciaram para nós um suporte técnico. Forneceram por e-mail e correio: normas, informações históricas e livros. Alguns inclusive nos visitaram para conhecer nosso trabalho.

     Em 2008, iniciamos uma parceria com um dos carpinteiros que nos visitou, Stefan Pfizner de Feldberg. Além de seu vasto conhecimento, trouxe várias ferramentas específicas para construção de casas enxaimel. Neste período, 2 casas antigas foram restauradas e  2 pequenas casas novas construídas. Stefan retornou à Alemanha em 2010.

    Em 2011 reestruturamos  totalmente a empresa para atender a crescente demanda. Adquirimos máquinas novas e desenvolvemos algumas especiais para enxaimel. Ampliamos nossas instalações e investimos em um amplo estoque de madeiras. Inclusive foram trazidos da Alemanha, algumas ferramentas, instrumentos e uniformes típicos para carpintaria. Atualmente dispomos de uma capacidade produtiva de 6 casas por ano.

    A partir de Agosto de 2012, passamos a trabalhar com  modelagem 3D em nossos projetos. Toda a estrutura de madeira  é reproduzida num desenho tridimensional e este possibilita observar de qualquer ângulo todos os detalhes.  Os desenhos ainda estão sendo aprimorados, mas já demonstraram ser uma excelente ferramenta para projetos de casas personalizadas. 




 


        


HomeSobre a EmpresaProdutosRestauraçõesContatoGaleria de ImagensDownload de arquivosMitos e Curiosidades